Páginas

Perfil

Sou a primogênita de uma família de quatro filhos, dois de sangue e dois de coração (adotivos). Meus pais são funcionários públicos da Prefeitura de Alexânia. Nasci no ano de 1980, aqui mesmo no município de Alexânia/Goiás. Me chamo Iris Pinto de Faria Bueno e sou casada há 11 anos e tenho dois filhos.
Quando eu tinha sete anos de idade fomos morar no município de Patrocínio – Minas Gerais, lá realizei os meus estudos em nível fundamental I, em escolas municipais. A Segunda Fase dos meus estudos aconteceu em Alexânia, no Colégio Estadual “13 de Maio”.  Porém, todo o ensino médio foi desenvolvido em uma escola particular do município, pois naquela época era comum fazer-se no 2º grau um curso técnico. Cursei então Magistério no Colégio Nova Flórida. Exatamente por isso, acabei sendo convidada para trabalhar nesta mesma escola dois anos depois de me formar, onde trabalhei por um ano como professora de alfabetização e também como coordenadora pedagógica.
 Em 1997, quando iniciava meus estudos de 2º grau, engravidei de meu primeiro filho, Mateus, hoje com (14 anos). Apesar da gravidez não quis me casar, porque achava que aquele não era o momento. Mesmo sendo mãe aos 17 anos não larguei meus estudos, pois estava determinada concluir o ensino médio e cursar uma faculdade.
A experiência de ser mãe me fez ver o mundo de uma forma diferente. A obrigação de cuidar de uma criança já nessa idade fez de mim uma mulher preocupada com a repercussão de meus atos. Desde essa época, toda vez que sou instigada a dar uma opinião, procuro fazê-la sempre após muita reflexão. Devido a essas novas obrigações o sonho da faculdade ficou adormecido.
Em 2003 ingressei na prefeitura Municipal de Alexânia, como professora. Trabalhei na Escola Municipal Onélia de Oliveira, numa turma de 5º ano (4ª Série). Porém antes de terminar o ano letivo devido a um problema de saúde, precisei realizar uma cirurgia de emergência e fiquei afastada, da sala de aula por trinta dias. Quando retornei outro professor havia assumida minha sala de aula, então fui transferida para Escola Municipal Bertolina Teixeira, lecionei para uma turma de 4º ano (3ª série) até final do ano letivo. Em 2004, continuei nesta mesma escola e lecionei até junho. Em julho de 2004, nasceu meu segundo filho, André Luiz, hoje com 7 anos. Fiquei afastada devido à licença maternidade por seis meses. Retornei em 2005 para a mesma escola, e lecionei para uma turma de 3º ano (2º série), por sinal foi uma das melhores turmas em que lecionei.
Em 2006 trabalhei na escola Municipal Laura Barbosa Coelho, também para uma turma de 3º ano. Neste ano fiz um concurso um público aqui no município em fui aprovada, e assim deixei de trabalhar como contrato temporário e me tornei funcionária efetiva da educação. Fui convocada no início do ano letivo de 2007,  sendo lotada na Escola Municipal Irenize Laurindo de Souza, onde trabalhei por um ano, com uma turma de 4º ano (3ª série).
Em 2008, pedi para ser transferida para outra unidade escolar. Então neste ano trabalhei na Escola Municipal Elizabete Bernardes Davi. Trabalhei também neste ano na Escola Goiana de Educação Básica (EGEB), como coordenadora pedagógica.
Em 2009, fui convidada para coordenar a Escola Municipal Maria Tereza Lopes de Souza. Lá trabalhei por 2 anos. Fui uma experiência muito boa e aprendi muito com todos os funcionários com os quais trabalhei. Porém nesse período enfrentei um enorme desafio, devido a uma grave doença, não me deixei desanimar e venci mais esse desafio com o poder e a graça de Deus.
Em 2011, fui convidada a trabalhar na Escola Municipal Onélia de Oliveira, na coordenação pedagógica. Está sendo uma experiência muito boa, e espero ainda aprender muito e passar também aquilo que sei para os outros.

A universidade: um sonho e um compromisso

Para cursar uma universidade aqui no município era algo muito complicado, pois era necessário seguir de ônibus para uma cidade vizinha. E durante muito tempo esse sonho ficou adormecido. E como tinha uma família para cuidar era complicado sair da cidade para estudar.
Porém nesse período, não deixei de estudar. Fiz diversos cursos dentro da área educacional. Fiz também dois cursos de informática e muitos outros, inclusive de cabeleireira.
Em 2007, surgiu uma oportunidade de realizar esse sonho. Neste ano foi criado em Alexânia o primeiro polo da Universidade Aberta do Brasil. A Universidade de Brasília abriu vagas para os cursos de pedagogia e Letras. Fiz o vestibular e fui aprovada.
Estou cursando o 7º semestre, e apesar das dificuldades de estudar a distância estou gostando muito. Desde o início do curso, sempre me dediquei bastante e espero concluir este curso com êxito. Pois essa é a realização de um sonho, de um objetivo que esteve adormecido por muitos anos.