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domingo, 8 de maio de 2011

Preconceito na EAD


Preconceito do EAD
Ensino a distância (EAD) não é uma novidade do século XXI.
28/04/2009 - 08:14
Ensino a distância (EAD) não é uma novidade do século XXI. Muitos anos atrás já existiam os famosos cursos por correspondência, embora nunca cheguei a conhecer alguém que tivesse feito. Mais conhecido, principalmente para os que acordam cedo, é o Telecurso 2000, um programa que passa na Rede Globo e tem como objetivo ensinar matérias do ensino fundamental e do segundo grau.

Depois do surgimento da internet, foi criada mais nova modalidade de ensino a distância. Esta nova forma de ensinar utiliza o computador, o acesso à rede, recursos multimídia e uma fácil interação entre os participantes para  conseguir fazer chegar o conteúdo ao aluno. Esta nova modalidade de ensino a distância é a que ficou mais popular pois os recursos utilizados conseguem, em alguns casos, ser melhores que aulas presenciais.

As universidades adotaram fortemente o EAD nos últimos anos. Basta dar uma rápida olhada nos buscadores e encontraremos centenas de cursos disponíveis dos mais variados temas. Entretanto, um enorme preconceito ainda existe para com o EAD. As perguntas são sempre as mesmas: será que o curso é sério? Será que o material é de qualidade? Será que vou conseguir aprender? Porém, são perguntas que todos deveriam fazer também para os cursos presenciais. A diferença entre um curso a distância e um curso um curso presencial resume-se a forma de acesso ao professor. Dessa forma, universidades com aulas presenciais fracas provavelmente terão EAD de uma menor qualidade.

Para derrubar ainda mais o preconceito contra o EAD, foram cruzados dados do Enade de ensino a distância e de ensino tradicional. Para grande surpresa de todos, os alunos de EAD se saem melhor do que alunos do ensino tradicional. Embora pareça contraditório, faz todo sentido. Sempre defendi a ideia que a gente só consegue realmente entender algum assunto quando temos que aprender para ensinar. Isto implica em que não podemos ser passivos em relação ao assunto que está sendo aprendido. Entretanto, no ensino tradicional é exatamente assim que funciona: o professor explica e o aluno escuta. Na maioria dos casos não existe muita interatividade na aula. Por outro lado, no ensino a distância o aluno tem uma responsabilidade maior pelo seu aprendizado. O aluno tem uma séria de atividades a cumprir, deve estudar o assunto, tem que escrever em foruns, deve realizar pesquisas complementares, interagir com o professor, enfim, o aluno é obrigado a tornar-se participativo. Na verdade, ter alunos que participem e estejam interessados na aula é o sonho de todo professor de aulas presenciais.

É claro que tem cursos e alunos ruins de EAD, mas isso não é muito diferente dos cursos presenciais. Cabe as universidades e aos alunos levar o EAD a sério para conseguir chegar aos resultados esperados. O EAD com as tecnologias atuais é um recurso muito poderoso de ensino para poder deixá-lo em segundo plano.


Fonte: http://www.infonet.com.br/andres_menendez/ler.asp?id=85009&titulo=andres_menendez

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